A assessoria que prestamos aos nossos clientes na área de Soluções Empresariais pode ser melhor compreendida se a dividirmos em quatro áreas de atuação: Inteligência & Planejamento Estratégico, Gestão Estratégica Financeira, Comunicação Interna e Desenvolvimento Profissional

Inteligência & Planejamento Estratégico

Desenvolvemos um dos mais avançados projetos de Inteligência & Planejamento Estratégico do Brasil e do mundo. O projeto conta com a participação do Dr. Salvador Raza, um dos mais renomados profissionais nesta área. Atualmente ele é professor da National Defense University nos Estados Unidos, vinculada ao Departamento de Estado Americano, onde participa de um grupo responsável pelo desenvolvimento da nova metodologia utilizada nas ações estratégicas das agências de governo americano, na gestão do presidente Barack Obama. Através desta metodologia utilizada no planejamento estratégico de diversos países e empresas em todo o mundo, a EH oferece às empresas brasileiras um trabalho bastante objetivo e prático, que permite que aprendam, desenvolvam, implementem e monitorem as estratégias que às levarão ao sucesso.
A aplicação da Inteligência Estratégica possibilitará aos atuais e futuros gestores executivos seniores (C-level executives) aprenderem a planejar para enfrentar flutuações econômicas, rupturas tecnológicas e modificações na estrutura de decisão.  Para alcançar essa condição, a trabalho prevê cinco etapas de desenvolvimento, trabalhando simultaneamente a capacitação conceitual e prática da equipe de trabalho:

1. Modelagem Analítica
2. Modelagem Exploratória
3. Modelagem Formativa
4. Modelagem Programática
5. Modelagem Avaliativa.

Estas cinco etapas definem uma metodologia de planejamento, com mecanismos de correção de desvios e mecanismos de adaptação dinâmica às mudanças do ambiente de decisão. Trata-se de uma sofisticada metodologia empregada com sucesso no treinamento de executivos de governo e da iniciativa privada de vários países para desenhar estratégias e planos que os conduzirão para o futuro.

Gestão Estratégica Financeira

Para ser competitiva, exitosa, capaz de adaptar-se às mudanças do mercado e se diferenciar frente a uma concorrência cada vez mais acirrada, uma empresa precisa ter, antes de mais nada, saúde financeira. Tornar ou manter a organização saudável exige uma permanente preocupação com aspectos essencias como estratégia, marketing, comunicaçao, desenvolvimento dos recursos humanos, porém, se as finanças não estiverem equacionadas nada se sustentará. Por isso, o planejamento financeiro é o primeiro mandamento a ser seguido por uma empresa que pretende mater-se saudável. É fundamental ter um fluxo de caixa equilibrado, rentabilidade, baixa inadimplência e adotar um controle rigoroso das despesas.

O que oferecemos:

  • Revisão de procedimentos na área financeira, implantação de controles, desenvolvimento e implantação de sistema de informações gerenciais.

Recuperação financeira, envolvendo:

  • Avaliação da situação financeira da empresa e preparação de plano de recuperação envolvendo redução de estoques, de pessoal e regularização do caixa
  • Preparação de plano para negociação da dívida com fornecedores e participação efetiva no processo de negociação
  • Acompanhamento das operações e monitoramento do plano de recuperação

Melhoria da gestão de empresa, envolvendo:

  • Avaliação da forma de operação das empresas, critérios usados para avaliação de seus resultados e preparação de plano para redução de custos, estoques e aumento de lucratividade
  • Preparação de plano de redução de pessoal e mudança na forma de remuneração da área comercial
    Análise dos fornecedores e níveis de estoque e preparação de programa para sua reformulação
  • Análise de lucratividade e desempenho operacional; reformulação dos critérios de apuração dos resultados por loja e por linha de produto.
  • Desenvolvimento e acompanhamento da implantação de um plano, para redes, possibilitando remuneração dos gerentes por filiais com base na sua rentabilidade e dos gerentes da área comercial, com base na rentabilidade de sua linha de produto.
  • Seleção de um fornecedor de software para substituir os aplicativos de controle de serviços a clientes de uma empresa de serviços profissionais e assistência na implementação.
  • Revisão dos procedimentos de distribuição dos lucros a sócios e associados em empresa de serviços profissionais.

Resultados concretos

  • Simplificação de procedimentos financeiros
  • Sistema de informações gerenciais objetivo e claro, voltado à tomada de decisões
  • Clareza nos critérios de medição de desempenho e lucratividade
  • Integração de sistemas informatizados, melhorando a agilidade e precisão das informações
  • Planejamento financeiro facilmente monitorável e ajustável

Comunicação Interna

Atualmente as organizações têm muito a perder ou a ganhar na forma que se comunicam com seu próprio pessoal. Possíveis erros de comunicação interna podem representar perdas milionárias em um mercado que não admite erros. Uma comunicação interna eficaz tem um papel central no êxito das estratégias corporativas. Com a alta velocidade das mudanças no mercado, com a irrefutável evolução tecnológica e seus benefícios e malefícios, o futuro de uma organização dependerá de um constante aumento na qualidade e “timing” da transmissão de mensagens para sua equipe.

Como desenvolvemos a comunicação interna

Pesquisa no local de trabalho (esta pesquisa é realizada dentro dos treinamentos) – uma comunicação eficaz começa e termina por conhecer o público que se quer transmitir uma mensagem. Qual é a referência utilizada para se compreender as mensagens? Como eles recebem as mensagens? Onde está a quebra no entendimento?

Nivelamento da comunicação (o nivelamento da comunicação acontece dentro dos treinamentos) – para que a comunicação possa fluir sem grandes resistências é fundamental que todos os envolvidos estejam partindo de um mesmo ponto. A análise do perfil psicológico e dos valores do grupo gestor é ponto de partida para o desenvolvimento da boa comunicação.

Auditoria de comunicação (análise do fluxograma de informações comunicacionais) – é fundamental analisar a linguagem utilizada na empresa e se existem níveis diferentes de linguagem, o “timing” da comunicação é outra questão importante, se a mensagem é transmitida em momentos inadequados o entendimento da mensagem será abalado, finalmente a forma como é distribuída a comunicação deve ser avaliada.

Materiais auxiliares (esta análise é realizada por meio de pesquisa interna e externa) – analise dos meios de comunicação da empresa: jornais, panfletos, relatórios, artigos, apresentações, mensagens eletrônicas, etc. Esses materiais auxiliam ou atrapalham e confundem a comunicação da empresa?

Treinamentos – é fundamental que todos os colaboradores recebam constantes treinamentos para desenvolver seu lado pessoal, profissional e habilidades comunicativas. Os treinamentos serão executados ao longo das ações, utilizando técnicas de êxito comprovado.

Desenvolvimento Profissional

Em um mercado altamente competitivo, o bom desempenho da organização é o fator crucial para sua sobrevivência. A capacidade de posicionar-se corretamente frente aos desafios de um mercado em contínua transformação exige revisões constantes de metas e estratégias em todas as áreas das organizações. Para que as empresas tenham êxitos nesses novos cenários é fundamental reconhecer o papel que as pessoas desempenham nas organizações, e sua capacidade de transformação. O desenvolvimento contínuo dos recursos humanos nas empresas é fator fundamental na obtenção dos objetivos planejados.

O Programa de Desenvolvimento Pessoal e Profissional foi desenvolvido para atender as necessidades dos colaboradores, gerentes, e diretores da empresa, gerando um ambiente de reflexão sobre os desafios a serem enfrentados e como cada indivíduo pode contribuir para que tais desafios sejam vencidos.

O programa busca adaptar-se às necessidades das empresas e já foi realizado com grande sucesso nas empresas: Bosch, Petrobrás Distribuidora, Minaspetro, TAM Viagens, TAM (Belo Horizonte e Campinas).

Os módulos que compõem o programa são:

  • Os ciclos de vida das organizações
  • Estilos gerenciais e mitos empresariais
  • Maslow e os pressupostos da organizaçao saudável
  • Análise Transacional no desenvolvimento pessoal
  • Análise Transacional nas relações humanas
  • Posições existenciais e mitos
  • Motivação no trabalho e na vida
  • Desenvolvimento de competências
  • Gerenciamento do tempo

A Estrutura Humana tamém oferece palestras In-Company